Mapa do Mundo Digital

O grupo, fundado em 2013 na Universidade de São Paulo (USP), reúne pesquisadores de diferentes instituições brasileiras (UFMG, UNIFESP, UFRN, entre outras) e estrangeiras e vem, desde sua fundação, realizando pesquisas em perspectiva cross-cultural em português brasileiro, espanhol argentino, italiano e alemão. Já foram coletados dados em francês e espanhol da Espanha e do Chile e portugues europeu estão em fase de preparação. O grupo está desenvolvendo um projeto sobre o ato de fala do pedido em perspectiva cross-cultural e organiza, anualmente, a Jornada de Estudo em Pragmática da USP (JEP), que chega em 2020 à sua sexta edição. 

 

Líder: Elisabetta Santoro (Programa de Língua, Literatura e Cultura Italianas da USP); vice-líder: Luiz Antônio da Silva (Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da USP). Participa da coordenação do grupo Maria Zulma Kulikowski (docente do Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literatura Espanhola e Hispano-Americana da USP). 

 

Pesquisadores (brasileiros e estrangeiros): Adriana Marcelle Freitas de Andrade (UFRN), Rosângela Aparecida Dantas de Oliveira (UNIFESP), Cibelle Correia da Silva (Instituto Federal de São Paulo), Ulrike Schröder (UFMG), Isabel Seara (Universidade Aberta de Lisboa - Portugal), Elena Nuzzo (Università degli Studi Roma Tre - Itália), Diego Cortés Velasquez (Università degli Studi Roma Tre - Itália), Enrico Serena (Ruhr-Universität Bochum), Sandra Garbarino (Université de Lyon), Laura Nieddu (Université de Lyon). 

 

Também participam do grupo doutorandos, mestrandos e graduandos de diferentes instituições. 

 

Veja outros participantes na aba “Integrantes de grupo”.